sábado, 24 de janeiro de 2009

Restaurando o meu "desventurado" Prológica CP 500

Minha nova aventura está sendo a restauração de um computador antigo, um CP 500 (cp500 ?), fabricado pela antiga Prológica.


Acho que comecei le travail no dia 20/o1/09, justamente pelo teclado, na foto dá pra ver que falta algo, ehehehe.


Há muitos anos que eu queria um micro desses e consegui graças ao meu amigo Alexandre, o Tabajara (http://www.tabajara-labs.com.br/), que já ajudou a montar parte do meu MSX DDplus 2+: http://www.tabajara-labs.com.br/msx/dd2plus/, mas isso é outra história...

Voltando ao CP 500:
Foto 1: o teclado ainda montado, aparentemente sem problemas, faltando apenas uma tecla.

-----//-----

:)

Fotos 2 e 3: A estrutura do teclado, sem as teclas, na segunda foto, mostrando o câncer debaixo da tinta e na terceira foto, mostrando como a oxidação afetou o bixo. (sim, escrevo com X, o "pobrema" é meu!)
:)
A crosta de ferrugem (aproximadamente 2 mm) foi tirada com uma espátula de metal.
A coisa não tá muito bonita pro lado do meu CP500, mas como foi presente, não posso reclamar! :) (aliás, quer me deixar feliz? me dá um micro antigo de presente!).
----------------//-----------------

Nessa última foto, mostro o removedor que usei pra tirar a tinta e a espátula e o pincel que me ajudaram. Digam oi pro amigo pincel! :)

Apesar de não ter feito algumas fotos do processo, adianto que tive que usar uma furadeira com escova de aço e uma Dremel com umas pontas de esmeril, pra deixar o metal mais ou menos limpo. Já passei Ferlicon, que é uma parada legal para combater a oxidação... Joga no google, vc vai ver o que se pode fazer com o Ferlicon. No ponto que o metal ficou, é só lixar novamente, passar massa plástica automotiva para deixar a superfície plana, pq está cheia de rebaixos, por causa da ferrugem e finalmente, pintar.






Aproveito para mostrar a placa dele, que foi mexida uns tempos atrás, mas o serviço ainda não foi concluído:
Sim, placa lavada com detergente neutro! xp
E vamos que vamos! :)