segunda-feira, 16 de julho de 2012

E o PCF não funcionou.

Na tentativa de parar com a oxidação existente na tampa de aço do PC XT, resolvi testar o PCF para ver se é mesmo isso tudo o que o pessoal fala, de que "uma vez aplicado o PCF, a ferrugem nunca mais voltará"... mas não foi isso que constatei.

Após 1 mês de aplicado as 2 demãos de PCF (sobre a superfície devidamente lixada, escovada e umedecida) apliquei 4 demãos de tinta esmalte sintético na cor preto e resolvi não mexer mais na tampa só para ver se o PCF iria mesmo frear a oxidação, mas observei que estão surgindo várias bolhas debaixo da tinta e com a ajudada de um formão, resolvi raspar tinta e ver o que estava acontecendo. Eis o que está sob a tinta: ferrugem. A primeira foto é da parte interna da tampa. É, a ferrugem tá ali, agindo na surdina:


A segunda foto é da lateral da tampa, também cheia de pequenas bolhas e com ferrugem por baixo. Tenho que enfatizar que em alguns pontos é possível retirar a tinta com a unha, sem uso de ferramentas. Parece que o PCF não reagiu corretamente na placa.


A terceira foto é da parte lateral, onde a ferrugem mais tinha atacado a tampa antes do tratamento com PCF. E vejam que a ferrugem está voltando com força:


Mais uma foto da lateral raspada e mais ferrugem:

Consegui encontrar uma parte sem as bolhas de ar e nessa parecia estar tudo ok, sem ferrugem:

Não sei se as instruções não são completas ou se ele só serve para ferrugem grosseira (não está descrito na embalagem se posso ou não aplicar sobre uma superfície com pouca ferrugem), mas ele não funcionou. Portanto, na minha avaliação, ele foi reprovado no teste, já que vou ter que retirar toda a tinta novamente e recomeçar do zero. Se um vendedor te empurrar o pcf, pense 3x antes de jogar seu dinheiro fora, porque o bichinho é caro!

Vou recomeçar pelo método tradicional, com remoção da tinta antiga, aplicação de fosfatizante, zarcão e pintura, só para ver o que acontece. Agora, só em agosto, quando eu voltar de BH.

Enviei mensagem para o fabricante (Quimatic), contando o ocorrido, vamos ver se eles darão algum suporte.

:)