quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

PC XT: uma restauração infinita

Continuando a novela de produtos que não funcionam direito (seguindo as recomendações de uso dos rótulos), vou descrever os últimos eventos com meu pobre XT.

As fotos abaixo mostram a tampa do gabinete durante a remoção da camada de tinta com PCF. Olhem que interessante, a oxidação ocorreu sob esta camada! Foram horas e horas gastas em vão, ao utilizar o PCF. Tive que removê-lo todo e partir para um outro produto, desta vez o Quimox, que também não está dando certo, como será visto adiante:




Na foto abaixo é possível ver todas as latas já sem tinta e previamente lixadas para a aplicação do Quimox:


A foto seguinte mostra a chapa sob reação do Quimox. Ela fica limpa em certas partes e onde a oxidação é mais profunda, aparecem os pontos pretos. Se for profunda demais, o quimox só ataca a parte superficial da ferrugem. Aconselho a escovar bem a chapa, praticamente deixando sem pontos de ferrugem. Só que daí em diante, começo a achar que comprar estes produtos é jogar dinheiro no lixo, já que a maior razão para usá-los seria a economia de tempo, coisa que não acontecer se você gastar horas e horas escovando a placa. Serviço executado ontem, 27 de fevereiro de 2013.


Seguindo os conselhos do rótulo, basta lavar com água corrente a superfície tratada e logo depois secar, sendo que, imediatamente, deve ser aplicado a tinta escolhida. É interessante notar o que ocorre em aproximadamente 2 minutos após a secagem: a chapa enferruja rapidamente!!!




Repeti todo o processo de aplicação de Quimox, seguido de lavagem e secagem e tentando ser mais rápido, já fui aplicando a tinta, mas ocorria o seguinte: a chapa estava oxidando durante o processo. E olha que sequei bem a chapa, com pano e papel higiênico:



Resultado do processo, logoa seguir... e olha quem está aparecendo sob a tinta: nossa amiga ferrugem! Uhul!




E onde a tinta não ficou muito bem aplicada, a oxidação já está nitidamente roendo o aço:




Um detalhe que só percebi no fim do dia: o PCF e o Quimox pertencem ao mesmo fabricante, a Quimatic. Estou realmente desconfiado de que o conselho deles, de colocar água no processo, é quem está atrapalhando o serviço, ainda mais que moro a aproximadamente 3 km da praia, em linha reta. Estou partindo para uma outra experiência, o uso do quimox seguido do ferlicon, que eu havia abandonado por ser extremanente trabalhoso. Aguardem novos resultados.