quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Saída vídeo composto no Prológica CP200 :)

Depois de alguns dias analisando a saída de vídeo dos TK 85, resolvi futucar o meu CP e tentar ver se implementava uma saída de vídeo composto pra ele, já que a maioria das TVs de hoje em dia possuem entrada de vídeo composto e casualmente, alguns usem o monitor monocromático também. Futuquei e deu certo! é só ligar um fiozinho perto do Xtal... olhem o passo-a-passo abaixo.
Antes, uma foto geral do Cp 200 aberto... Não se assustem com o livro embaixo do CP. Eu sou Geógrafo e fudeba! :)

Passo 1: localize a saída de vídeo RF do micro. Está apontado com a ponta de prova vermelha do meu multiteste...

Passo 2: Já com o ferro de solda na mão, desligue o fio de saída de RF. Eu deixei o terra ligado, propositalmente, só para fazer apenas 2 pontos de solda. Repare que tirei o fio de cima, que é o pólo de saída para a TV.
Passo 3: Localize o resistor R46, próximo ao cristal do micro. Está apontado com a ponta de prova do meu multiteste, novamente. É o último resistor abaixo da carreira de resistores do cristal. Para quem não sabe, o cristal é aquela pecinha de alumínio, que parece... sei lá, alguma coisa! :)
Neste resistor, a gente solda um fio que vai até onde era a saída de RF para TV. Solde a outra ponta do fio no local onde o fio antigo de RF foi desligado, como mostrado no passo anterior. Repare que na foto já tem um fio marrom indo do resistor à ex-saída de RF, que agora é de vídeo composto/monitor. Coloquei duas fotos, pra facilitar a identificação. OBS: O fio deve ser soldado na perninha direita do resistor R46, ok?
Passo 4: a hora do teste... et voilà! funciona! uhuuuu!
Repare no cursor do CP 200 sendo mostrado no canto inferior da TV. Na outra foto, o cabo azul ligado na saída de vídeo (agora composto) do Cp200 e na entrada de vídeo composto da TV.
Lembre-se: faça a modificação por sua própria conta e risco! Divirta-se agora com seu CP 200 com saída para monitor! :)
Funciona!!! ;)

Atualização: Uma maneira mais profissional de fazer o serviço: soldar por trás da placa.
Primeiro passo: cortar a trilha que vai do modulador RF para o conector original macho, na placa.
Olhe na foto aonde eu interrompi:

Agora, na parte traseira da placa, localize o resistor R46 e a ponta do conector que vai pra saída do micro. Ligue o fio de um ponto ao outro. Está marcado em vermelho. Solde apenas na parte do sinal... o terra fica como está!
Prova final: Cp200 funcionado na entrada de vídeo da TV como original !!!
Repare na interrupção da trilha dentro do modulador de RF. A vantagem dessa ligação é que se a gente precisar tirar a placa do gabinete, não precisa dessoldar fio algum: basta desligar o cinza, desligando o conector dele, ao lado da caixinha de RF.

;)