segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Saída de áudio e vídeo no Master System 3

Durante a infância/adolescência tive apenas um videogueime, o Atari 2600 e, algum tempo depois, um micro MSX, utilizado em 90% do tempo para jogar. Tornei-me fã do Master System ainda em 1989, quando tive a oportunidade de ver um na casa de um amigo. Aliás, algum tempo depois, esse mesmo amigo trocou o Master por um Phantom System e tive a sorte de ter sido um dos primeiros do bairro a jogar o Battletoads (famosíssimo na época!) na casa dele.

Os tempos passaram, a paixão foi aumentando e por volta de 2009/2010 acabei comprando um Master System. Alguns meses depois consegui um Master System 2 e, quase na sequência, um Master System 3 (esse custou apenas 20 mangos, na feirinha do Aribiri, vindo com um controle e um cartucho - horrível - 20 em 1).

Apesar de o MS3 ser o mais prático dos 3 por causa do tamanho reduzido e adaptador AC interno (a tal fonte de energia, rs), a falta das saídas de áudio e vídeo era algo realmente desanimador e acabei deixando o bichinho encostado. Dia desses resolvi abri-lo para uma limpeza e ver como poderia fazer para adicionar as tais saídas, daí identifiquei o chip MB3514 e fui buscar o datasheet no google. Acabei vendo que já não era novidade essa adaptação, mas confesso que não sou muito fã dos conectores RCA aparentes (o caminho mais fácil), como na foto abaixo:





Apesar de bem feita a adaptação do MS3 da foto, acabei optando por uma instalação com "cara de original" e um pouco mais complicada, reutilizando a saída de RF e instalando outro conector ao lado, no lugar da chave seletora de canais (o conector foi reaproveitado de uma sucata de aparelho de DVD da Philco). E assim ficou o meu Master modificado:

Em breve devo adaptar um diodo emissor de luz e uma saída RGB. :)

Nenhum comentário: